01 janeiro, 2002

Cor...

"A cor é uma característica da luz. Sem luz a cor não existe.

As cores primárias
não podem ser decompostas, nem obtidas por mistura, estas são três: vermelho magenta, amarelo e azul cyan
.
As cores secundárias são obtidas através da mistura das cores primárias em partes iguais:

azul + amarelo = verde
azul + vermelho = violeta
vermelho + amarelo = laranja

As cores terciárias resultam da combinação das cores vizinhas no círculo cromático.

A cor tem a capacidade de desencadear e provocar alterações nas pessoas, bem como aumentar ou reduzir espaços. A cor constrói os volumes e corrige eventuais deficiências das superfícies, sendo, também uma boa solução para resolver alguns problemas de espaço.

  • Tecto baixo - É possível dar impressão de altura com paredes sem frisos, pintadas com um único tom. As linhas verticais poderão dar uma ajuda ou ainda com um pavimento e um tecto de cores claras.
  • Tecto alto - A altura pode ser corrigida se o pavimento for escuro, se o tecto for de uma cor sombra ou ainda se os cortinados ou os papéis de parede não tiverem motivos verticais.
  • Divisão pequena - O pavimento deverá ser composto por uma única superfície de cor clara, as paredes deverão ser claras, sem revestimentos com motivos grandes, que diminuem a superfície; um grande espelho, estrategicamente colocado, aumentará, através dos reflexos, o volume do local, fazendo, também, aumentar a claridade.
Atribui-se habitualmente à cor uma função meramente decorativa, no entanto estudos médicos e científicos demonstram que estamos perante uma estimulação sensorial que possuí infinitas aplicações de carácter comercial.
As cores transmitem sensações, activam áreas distintas do cérebro.
A cor é uma das chaves mestras da comunicação. Atribui-se habitualmente à cor uma função meramente decorativa, no entanto estudos médicos e científicos demonstram que estamos perante uma estimulação sensorial que possuí infinitas aplicações de carácter comercial
."

Sem comentários: