01 janeiro, 2002

Campo Visual...

Por campo visual entende-se todo o espaço visível por um observador que é delimitado normalmente por ângulo de 20º a 30º para cima e para baixo do plano horizontal que passa pelos olhos do observador.
Daqui se depreende que o objecto a observar (montras, cartaz, tabuleta, painel, etc.), pode situar-se mais acima ou mais abaixo do plano que passe pelos olhos do observador, consoante a distância a que este se encontre.
A colocação de um cartaz, de um anúncio luminoso ou não, deve atender ao campo de visibilidade do observador de modo a evitar movimentos incómodos.
Os movimentos dos olhos que excedem um ângulo de 20º a 30º acima ou abaixo de um plano horizontal que passe pela pupila do observador (campo de visibilidade) são incomodativos e portanto, devem ser evitados.
O olho humano tem capacidade para apreender várias zonas simultaneamente, mas nem todas com a mesma nitidez.


O ser humano, dirige o olhar sempre da mesma forma ao observar uma montra: da esquerda para a direita e de cima para baixo. O ponto focal de uma montra, portanto, está baseado nessas condições e divide a área (a cada 1,5 m no caso de vitrinas grandes) nos pontos onde há mais concentração de atenção por parte do observador. No caso de vitrinas com mais de 1m de comprimento, é importante manter a coerência em todo conjunto, apesar dos diversos pontos focais.

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